domingo, 16 de maio de 2010

TEATRO É AO VIVO, VÁ VÊ!

Como diz o slogan da Associação de Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco( APACEP), "Teatro é ao vivo, vá vê", o teatro realmente se diferencia e muito do cinema e da televisão. No teatro sentimos as emoções ali bem pertinho dos atores, é nele que chegamos até a ser coadjuvantes nas peças as quais vamos assistir. É no que chamo de "Berço das Emoções" que presenciamos o belo, o feio, o bem e o mau, é nele que nos identificamos com os personagens que ali estão, em cada cena, no abrir e fechar das cortinas. Não estamos nas cochias, mas sentimos aquele mesmo friozinho na barriga que os atores sentem antes do início de cada espetáculo.

O teatro não tem idade, nem classe social, ele é de todos e todos fazem parte do teatro, afinal todos somos atores, pois a vida imita a arte, e a arte imita a vida.

O que sabemos é que projetos como o do grupo de teatro da Universidade Católica de Pernambuco(UNICAP), ajudam e sempre vão continuar ajudando a propagar esta arte que a longo tempo se destaca. É muito bom saber que o teatro na católica que estava ameaçado de não mais voltar a ser executado, está voltando e com a força toda. Devemos sempre que podemos incentivar tanto nas escolas como nas universidades a prática desta arte tão antiga nascida na Grécia e que passou no decorrer dos anos por várias mudanças.

O teatro não serve apenas para formação de novos atores e atrizes, mas também como uma verdadeira terapia contra a correria do dia a dia, ele serve também para ajudar no relacionamento social com as pessoas, ele faz com que as pessoas possam encontrar outras pessoas parecidas ou totalmente diferentes delas mesmas, ele ajuda na desinibição, ele proporciona abrir a mente para a imaginação.

O teatro trabalha corpo e alma, o teatro não escolhe ninguém, somos nós que escolhemos o teatro.

Se a Unicap decidiu investir nesta arte, quem sabe no futuro ela não abra um curso de artes cênicas? Assim como já temos na Universidade Federal.
Teatro é ao vivo, vá vê!!!

Por Rafael Sabóia

Nenhum comentário:

Postar um comentário