sábado, 22 de maio de 2010

Os Fuzis da senhora Carrar.



Em agosto deste ano, dia 14, a famosa peça “Os fuzis da senhora Carrar” do teatrólogo alemão Bertold Brecth, entrará em cartaz mais uma vez no Recife, dirigida por João Denis. A última montagem da peça realizada em Pernambuco foi em 1978, com a direção de Marcos Siqueira. A personagem principal, a senhora Carrar, foi interpretada por Stella Maris que volta a atuar nessa nova produção.
O tema abordado pela peça é a neutralidade versus o engajamento político, o autor contrapõe a dor da personagem principal com a questão coletiva, que era a guerra civil na qual a Espanha se encontrava. A senhora Carrar é viúva de um pescador que morreu lutando contra as tropas franquistas que dominavam o país. Como ela perdeu o marido na guerra, acabou por assumir uma posição de neutralidade, com medo de perder seus filhos que estavam sedentos por vingança. Todo o resto da comunidade local era Republicana a favor da revolução. A senhora Carrar torna-se uma personagem principal por possuir Fuzis escondidos em sua casa que pertenciam ao falecido marido, e as armas eram indispensáveis na luta contra o general Franco.
A idéia de produzir novamente a peça, surgiu após uma pesquisa realizada por Stella Maris, Alexandre Figueirôa e Claudio Bezerra, professores da Unicap, que tinham o objetivo de resgatar e contextualizar a história de três grupos de teatro do recife: Teatro popular do nordeste (TPN), Teatro Borba Filho e o Vivencial Diversões. A pesquisa interligou os três grupos pelo viés da transgressão, que podia ser ideológica, estética ou de costumes. Os pesquisadores queriam dar vida às pesquisas. A idéia era fazer uma trilogia das peças que já haviam sido trabalhadas pelos grupos de teatro, criando uma trilogia da transgressão. A primeira parte será "Os fuzis da senhora Carrar", que começando pelo dia 14, terá 13 exibições, sempre aos sábados e domingos às 18h.

Por Davi Regis

Nenhum comentário:

Postar um comentário